Esta segunda-feira (29/7) marcou o início dos trabalhos de demolição das paredes e fachada da Boate Kiss, localizada em Santa Maria (RS). Será construído um monumento em homenagem às vítimas no local, que ficou conhecido pelo incêndio que matou 242 pessoas em 2013.
A empresa responsável pela demolição, a Infa Incorporadora, espera que o trabalho seja concluído nesta terça-feira, 30 de julho. Após isso, o terreno será limpado e os entulhos da demolição serão transportados para um terreno pertencente à prefeitura da cidade.
O memorial será construído pela mesma incorporadora. A previsão é que a cerimônia de homenagem às vítimas do incêndio seja concluída até março de 2025. Ao todo, 242 pilares serão colocados no local, representando cada uma das pessoas que faleceram em 2013.
Além disso, o projeto prevê a construção de salas para exposições artísticas, escritórios e um auditório. O Fundo Estadual para a Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) contribuirá com R$ 4,3 milhões para a obra. Antes da demolição, os móveis e objetos de decoração da Boate Kiss foram retirados e agora fazem parte de um acervo.