26.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioBrasilFontes de césio-137 desaparecidas são encontradas em SP

Compartilhar

Fontes de césio-137 desaparecidas são encontradas em SP

Após terem desaparecido de uma mineradora em Nazareno-MG no dia 29 de junho, as duas fontes de césio-137 foram encontradas na manhã desta segunda-feira, 10, em São Paulo. A localização ocorreu após uma empresa de sucata comunicar a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que enviou uma equipe ao local. As fontes radioativas foram encaminhadas ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), unidade da CNEN em São Paulo, onde serão avaliadas em relação à integridade, taxa de dose e condições de uso. O caso do desaparecimento das fontes é investigado como um possível furto.

Segundo a CNEN, as fontes de césio-137 são duplamente encapsuladas com aço inoxidável e têm blindagem externa de aço inox resistente ao impacto. Elas são classificadas como não perigosas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e possuem atividade individual de 5 mCi.

Essas fontes faziam parte de equipamentos medidores de densidade de minérios e são categorizadas como de baixo risco, de acordo com a CNEN. Durante as investigações, foram realizadas vistorias nas proximidades da mineradora e em outras 10 áreas suspeitas, incluindo a planta 2 da empresa, mas nenhum material radioativo foi encontrado. O caso continua sob investigação.

Fonte: Jovem Pan

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...