Com a aproximação do prazo para entrega do Imposto de Renda 2025, a Receita Federal alertou para a reedição de um golpe conhecido, no qual criminosos se aproveitam da credibilidade do órgão para enganar os cidadãos. Golpistas estão enviando cartas fraudulentas com o título “Intimação para regularização de dados cadastrais”, usando o logotipo da Receita, para induzir os destinatários a acessarem sites falsos.
O golpe é realizado por meio do envio de correspondências físicas que imitam uma comunicação oficial da Receita Federal. Nas cartas, os golpistas orientam os destinatários a acessar um endereço eletrônico fraudulento, com o objetivo de roubar dados pessoais, fiscais e bancários.
Como se proteger:
- Desconfie de correspondências que solicitam o acesso a sites desconhecidos para regularizar dados.
- Nunca forneça informações pessoais ou bancárias fora dos canais oficiais da Receita Federal.
- Realize consultas e alterações cadastrais apenas pelo site oficial da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal.
- Utilize o e-CAC para atendimento online.
- Caso tenha dúvidas sobre o seu cadastro, consulte o site oficial de forma segura: www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf.
Se você receber uma carta com essas informações, ignore a intimação e não acesse o link indicado. Caso desconfie de golpe, denuncie à Receita Federal e às autoridades competentes. Se for vítima, registre a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil Especializada.