O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou, nesta sexta-feira (21/2), uma lista de marcas de azeites inadequados para consumo. Através de análises físico-químicas, foi identificado que os produtos continham óleos vegetais em sua composição.
O alerta foi emitido pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), que desclassificou as marcas Doma e Azapa devido à fraude. A fiscalização foi realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), com amostras analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA).
Como resultado da desclassificação, 30.990 litros do produto foram recolhidos.
As análises confirmaram a presença de outros óleos vegetais, em desacordo com a regulamentação federal que estabelece os padrões de identidade e qualidade do azeite de oliva. O Ministério da Agricultura ressaltou que a venda desses produtos é considerada uma infração, e os estabelecimentos responsáveis poderão ser penalizados. Além disso, a pasta orienta os consumidores que adquiriram esses produtos a procurarem a substituição, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
Confira a lista: