O governo federal implementará uma nova funcionalidade no programa Celular Seguro para enviar notificações a pessoas que estejam em posse de celulares roubados. A medida tem como objetivo recuperar aparelhos furtados e reforçar o combate a crimes relacionados ao roubo de dispositivos móveis. A atualização do sistema está prevista para esta semana.
As autoridades avaliam qual será o canal de comunicação utilizado para as notificações, podendo ser o WhatsApp ou outro meio. Desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Celular Seguro já permite o bloqueio imediato de dispositivos roubados ou furtados e, agora, passará a alertar os detentores ilegais para que devolvam os aparelhos às autoridades.
Endurecimento contra a criminalidade
A iniciativa integra um conjunto de ações do governo para combater crimes relacionados ao roubo de eletrônicos. Na última semana, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, enviou ao Palácio do Planalto um projeto de lei que propõe o aumento de até 50% na pena para o crime de receptação de celulares, dispositivos eletrônicos, cabos e fios.
As ações acontecem em meio ao aumento da preocupação com a segurança pública, apontada como uma das principais queixas da população. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem endurecido o discurso contra a criminalidade e prometeu intensificar medidas para desarticular o mercado ilegal de celulares roubados.