26.3 C
Manaus
sexta-feira, junho 14, 2024
Publicidade
InicioBrasilInfluenza aviária: Brasil tem primeiro registrado

Compartilhar

Influenza aviária: Brasil tem primeiro registrado

O Brasil registrou o primeiro caso de vírus da influenza aviária em aves domésticas, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A ocorrência foi registrada em uma criação de subsistência no quintal de uma residência na cidade da Serra, no Espírito Santo. No local, havia criação de pato, ganso, marreco e galinha. O ministério ressaltou que essa é a primeira detecção do vírus em aves domésticas desde sua entrada no país em 15 de maio e garantiu que não há restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.

As autoridades estão adotando medidas sanitárias para conter e erradicar o foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Além disso, estão intensificando as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região relacionada ao foco. O Ministério da Agricultura e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) poderão adotar novas medidas, conforme a evolução das investigações e o cenário epidemiológico, a fim de evitar a disseminação do vírus e proteger a avicultura nacional.

Até o momento, o Brasil já registrou 50 focos de IAAP em aves silvestres nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O Painel BI disponibiliza informações atualizadas sobre os focos da doença, incluindo as espécies que foram afetadas pelo vírus da influenza aviária.

Fonte: D24am

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...