O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) anunciou nesta segunda-feira (19) que a juíza Gabriela Hardt encerrará sua atuação na 13ª Vara Federal de Curitiba, incluindo os casos da operação Lava Jato. Essa decisão vem após a negativa do Conselho de Administração do tribunal em atender ao pedido de transferência feito pela magistrada há cinco dias.
Gabriela solicitou a mudança para Florianópolis, em Santa Catarina, mas outros juízes com prioridade na solicitação foram contemplados devido ao critério de antiguidade adotado pelo órgão.
A juíza retornou à condução da Operação Lava Jato em Curitiba depois do afastamento do juiz Eduardo Appio. Atualmente, há cerca de 240 processos em andamento. O TRF-4 iniciou uma investigação interna para apurar se Appio se passou por outra pessoa em uma ligação ameaçadora feita ao filho do desembargador Marcelo Malucelli, o advogado João Malucelli, que também é sócio do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Vale lembrar que Gabriela já havia substituído Moro na Lava Jato quando o ex-juiz deixou a magistratura em 2018.
Fonte: Jovem Pan