Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Federal (PF) iniciou uma nova fase da Operação Lesa Pátria, cumprindo três mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão em quatro estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.
Entre os presos está Aildo Francisco Lima, conhecido por ter transmitido uma live sentado na cadeira do ministro Alexandre de Moraes, no prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), durante os atos do 8 de janeiro. Basilia Batista, que participou da invasão do Congresso, também foi presa em São Paulo. Um terceiro alvo, uma mulher residente no Distrito Federal, ainda não foi localizado.
Os mandados foram expedidos pelo STF, e a operação é uma continuação das ações realizadas em 5 de setembro, quando a PF cumpriu 53 mandados de busca e apreensão. A Operação Lesa Pátria visa investigar crimes relacionados à invasão do STF e do Congresso em 8 de janeiro, além de outros delitos correlatos. A nova fase demonstra a continuidade das investigações e a busca por responsabilizar os envolvidos nessas ações que atentaram contra a segurança das instituições do país.
Fonte: CNN Brasil