Os próximos dias serão de observação para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 79 anos, que foi submetido a uma craniotomia na noite de segunda-feira (9/12). Segundo Roberto Kalil Filho, cardiologista que acompanha o presidente, Lula se encontra estável e já despertou na manhã de terça-feira (10/12). “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está bem, estável, acordado e conversando”, afirmou Kalil em coletiva de imprensa.
Kalil Filho, juntamente com Ana Helena Geroglio, Rogério Tuma, Marcos Stavale e Mauro Suzuki, estiveram presentes na coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira no Hospital Sírio-Libanês, localizado no centro de São Paulo.
Na noite de segunda-feira (9/12), Lula foi hospitalizado e submetido a uma craniotomia emergencial na unidade São Paulo do Hospital Sírio-Libanês. A intervenção cirúrgica, feita para drenar hematoma, ocorreu sem complicações.
Na noite de segunda-feira, o presidente reclamou de dores de cabeça e foi ao hospital em Brasília para fazer um exame de imagem. A tomografia computadorizada revelou uma hemorragia intracraniana, resultante de uma queda sofrida em casa. Então, ele foi movido para São Paulo.
No dia 19/10, durante o corte das unhas, o presidente Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada. Naquele momento, ele sofreu um traumatismo craniano e um pequeno sangramento cerebral.
Desde então, está sob monitoramento constante devido à severidade do acidente. O presidente reduziu o ritmo de trabalho e cancelou diversos compromissos por causa do acidente.
Fonte: Metrópoles