27.3 C
Manaus
domingo, abril 14, 2024
Publicidade
InicioBrasilMaceió segue em estado de alerta devido a instabilidade do solo

Compartilhar

Maceió segue em estado de alerta devido a instabilidade do solo

A cidade de Maceió (AL) encontra-se em alerta devido ao iminente risco de colapso na mina 18 do município, operada pela Braskem, conforme informou a Defesa Civil. Até o início da tarde de sexta-feira (1º), o solo na região estava afundando a uma taxa aproximada de 2,6 centímetros por hora, resultando em um deslocamento vertical acumulado de 1,42 metro até o meio-dia.

A prefeitura instalou um gabinete de crise após intensificação dos tremores na área, reconhecendo a situação como a “maior tragédia urbana do mundo”, segundo o prefeito JHC (PL).A gestão municipal destacou que a instabilidade do solo foi causada pela atividade de mineração da Braskem, que, até 2019, realizava extração inadequada de sal-gema na região. A mina em risco de colapso está localizada no bairro Mutange, próximo à lagoa Mundaú.

Medidas emergenciais, incluindo acolhimento facultativo de pessoas em áreas de risco, foram anunciadas, e a prefeitura alertou sobre a possibilidade de ampliar as áreas consideradas de risco iminente. A Braskem, por sua vez, afirmou que continua monitorando a situação da mina 18, enquanto pesquisadores da UFAL apontam riscos há mais de uma década.

Fonte: CNN Brasil

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...