Nesta sexta-feira (21/3), a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram o transporte aéreo do Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP) acoplado à Plataforma Lançadora Múltipla Universal (LMU), em uma operação inédita. O míssil foi transportado pela aeronave KC-390 Millennium da FAB até Fortaleza (CE), onde será utilizado na Operação “Jeanne D’Arc 2024”, em parceria com as Forças Armadas da França.
O exercício, que teve início na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), tem como objetivo avaliar a capacidade operacional da aeronave KC-390 Millennium no transporte de sistemas de grande porte, como o MANSUP, acoplado à plataforma LMU, que é um sistema para o lançamento de foguetes de artilharia pertencente ao Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais.
De acordo com a Marinha, o treinamento faz parte do Projeto MANSUP, um programa estratégico que visa desenvolver e produzir, com tecnologia 100% nacional, esse tipo de armamento no Brasil. O desenvolvimento de um míssil dessa magnitude aumentará o poder de combate da Força Naval, fortalecendo a defesa dos interesses nacionais e a soberania na Amazônia Azul, especialmente na vertente Litorânea do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).