Nesta quinta-feira (25 de abril), a Gol Linhas Aéreas deve apresentar à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, uma explicação sobre o incidente com o cachorro Joca. A morte do pet ganhou repercussão nacional após ser revelado que ele foi embarcado em um voo errado da companhia. O caso aconteceu na segunda (22/4).
A Senacon informou que notificou a Gol na terça-feira (23) para esclarecer as circunstâncias da morte do cachorro. O prazo de resposta de 48 horas termina nesta quinta-feira. A empresa precisa informar a Senacon sobre sua política de transporte de animais, quais medidas serão tomadas para evitar incidentes como o de Joca e de que maneira a família do golden retriever está sendo reparada.
O Ministro Nacional dos Assuntos do Consumidor, Wadhi Damous, disse: “Situações como esta requerem uma investigação detalhada e não podem ser ignoradas”. “Não podemos aceitar que situações como esta continuem a ocorrer”, acrescentou.
A Senacon também solicitou à Anac (Autoridade Nacional de Aviação Civil) que participasse e supervisionasse todos os processos iniciados com as autoridades em conexão com este incidente. A agência e o Ministério dos Portos e Aeroportos já investigam a morte de Joca.