Em entrevista concedida ao Gazeta do Povo na última quarta-feira (27), o Youtuber Bruno Monteiro Aiub, o Monark, comentou sobra sua decisão de deixar o Brasil e morar nos Estados Unidos. Ela afirmou que o Brasil se tornou uma “ditadura do Judiciário” e que não existe mais Estado de Direito, nem liberdade de expressão. Monark apresentava o Flow Podcasts, que criou junto com o youtuber Igor 3K, mas acabou saindo da atração depois de falar que era a favor da criação de um partido nazista no Brasil
Monark alegou ser vítima de perseguição política devido às críticas que fez ao Judiciário brasileiro, ao processo eleitoral e, principalmente, ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Em junho deste ano, todas as suas redes sociais foram bloqueadas após suas declarações. Além disso, ele enfrentou um processo por ter feito comentários sobre o ministro da Justiça, Flávio Dino, e foi solicitado a fazer uma retratação pública em vídeo, sob ameaça de prisão caso não cumprisse a ordem judicial.
O advogado de Monark, Jorge Salomão, destacou que a publicação do vídeo solicitado por Flávio Dino poderia ser interpretada como desobediência pelo Judiciário, colocando o influenciador em risco de prisão. Monark afirmou que continuará seu trabalho nos Estados Unidos, mantendo seu podcast e discutindo a situação política brasileira à distância.
Fonte: Gazeta do Povo