28.3 C
Manaus
domingo, julho 14, 2024
Publicidade
InicioBrasilMS decreta situação de emergência em cidades atingidas por incêndios

Compartilhar

MS decreta situação de emergência em cidades atingidas por incêndios

Por causa dos incêndios no Pantanal, o governo de Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência. O decreto, que foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (24), se aplica a todas as cidades atingidas pelo incêndio. No entanto, o texto não especifica quais municípios são afetados pelo incêndio. Na prática, a medida permite que licitações para ações de emergência sejam realizadas sem um edital.

Até este domingo (23), a área do bioma queimada neste ano chegou a 627 mil hectares (480 mil hectares em MS e 148 mil hectares em MT), de acordo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Os números já superam o recorde de devastação do bioma em 2020. Um vídeo que mostra uma “muralha de fogo” do outro lado do rio onde uma festa de São João foi realizada em Corumbá neste domingo chamou a atenção nas redes sociais.

O decreto de emergência exige que o governo atue mais rapidamente nos municípios de Mato Grosso do Sul afetados pelos incêndios.

A medida de emergência exige que os municípios afetados pelo fogo solicitem o decreto de emergência. O g1 determinou que as cidades mais afetadas pela medida, como Corumbá, Ladário, Porto Murtinho e Rio Verde, serão incluídas na lista de cidades atendidas pela medida.

A publicação dura 180 dias. Durante esse período, é permitida a mobilização de todos os órgãos estaduais para agir sob a supervisão da Defesa Civil, para fins de resposta a desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Na última semana, o governo federal anunciou o envio de três aeronaves adicionais do ICMBio, bem como quatro aeronaves de grande porte do Exército, para apoiar a luta contra as chamas. Além disso, foi autorizada a entrada de 50 homens da Força Nacional para reforçar as equipes operacionais do estado. Já existem duas aeronaves Air Tractor em Corumbá.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...