As negociações da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) foram retomadas na manhã desta sexta-feira (21), horas após o incêndio que atingiu os pavilhões nacionais na tarde de quinta-feira (20). A Zona Azul, principal área de deliberação entre os países, reabriu cedo e voltou a receber sessões a partir das 9h.
A estrutura danificada, onde ficam os estandes dos países, permanece isolada e não voltará a funcionar até o fim da conferência. O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, afirmou que a interrupção dos trabalhos deve atrasar o cronograma e pode estender a duração do evento.
A conferência estava prevista para terminar nesta sexta-feira, mas a prorrogação é considerada comum em cúpulas climáticas devido ao volume e à complexidade das negociações. “As COPs geralmente vão além do previsto. Estávamos tentando adiantar, mas vamos avaliar como proceder”, disse o embaixador em entrevista.
Corrêa do Lago ressaltou que o mais importante é assegurar avanços concretos que contribuam para acelerar a ação climática global e manter o compromisso de limitar o aquecimento do planeta a 1,5°C. Ainda não há nova data para o encerramento das atividades.



