A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do fármaco Wegovy semaglutida (2,4 mg). O medicamento é o primeiro a ser aprovado pela agência para tratamento de obesidade.
A aprovação foi publicada nessa segunda-feira (02/01), no Diário Oficial da União (DOU).
O Wegovy é produzido pela farmacêutica Novo Nordisk e sua aprovação no Brasil era apenas para tratamento de pessoas com diabetes tipo 2.
Em testes realizados pela empresa indicaram que o uso do medicamento pode reduzir até 17% do peso corporal nos pacientes num período de 17 meses, isso porque a semaglutida aumenta a sensação de saciedade e reduz o apetite, conforme estudos clínicos.
Testes
Mais de 4 mil pessoas no mundo fizeram parte dos estudos clínicos. Durante os testes, foi possível constatar que um a cada três voluntários que participaram dos chegou a perder 20% do peso corporal.
Voluntários que participaram do grupo de controle, através do uso de placebo, perderam apenas 2,4% do peso.
Sobre quando o medicamento chegará nas farmácias brasileiras, ainda não há uma data definida e nem sobre o valor.
Mais testes na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec ) ainda serão feitos para um eventual oferecimento no sistema público de saúde.
Nos Estados Unidos, a substância foi aprovada no final de 2021. O preço é de US$ 1.349 (cerca de R$ 6 mil).
A substância tornou-se muito popular nas redes sociais a partir de outubro do ano passado, após o bilionário Elon Musk atribuir o seu emagrecimento a ela, e chegou a faltar nas farmácias americanas.