29.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioBrasilOperação contra garimpo ilegal destrói acampamentos em terra Yanomami

Compartilhar

Operação contra garimpo ilegal destrói acampamentos em terra Yanomami

Cinco acampamentos foram destruídos pelas Forças Armadas, IBAMA e Polícia Federal nos garimpos Feijão Queimado e Hakoma na região de Surucucu, na Terra Indígena Yanomami (TIY).

A sexta-feira (21) e o sábado (22) foram os dias da operação, que também resultou na inutilização de nove motores e cinco geradores de energia que foram utilizados para atividades criminosas.
Esta ação faz parte da Operação Catrimani II, que é supervisionada pelo Ministério da Defesa e articulada com a Casa de Governo, que monitora as ações do governo federal na TIY.

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), ligado ao Ministério da Defesa, informou que os alertas de garimpo na TIY diminuíram 73% de 378 entre janeiro e abril do ano passado para 102 no mesmo período de 2024.

Um helicóptero Super Cougar da Marinha, doze soldados das Forças Armadas, dois agentes do IBAMA e dois agentes da Polícia Federal participaram da operação.

A partir do início da Operação Catrimani II em março de 2024, 147 acampamentos foram destruídos, 27 armas foram apreendidas e 12 aeronaves e 33 balsas foram inutilizadas.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...