Esta terça-feira (9), a Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpre 26 mandados de prisão contra membros de uma facção criminosa que realizava lavagem de dinheiro do tráfico de drogas em cinco estados.
A ação faz parte da segunda etapa da “Operação Rota do Rio” e tem como objetivo desmantelar uma das organizações mais importantes envolvidas no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro em capitais.
Os mandados estão sendo executados nos estados do Amazonas, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além do Rio de Janeiro, com o apoio de funcionários desses estados. Até agora, seis pessoas foram detidas.
Além das prisões, a polícia também faz apreensões de bens e possíveis valores relacionados aos investigados para enfraquecer financeiramente o grupo criminoso.
A “Operação Rota do Rio” é resultado de investigações sobre transações bancárias realizadas entre 2017 e 2022. As transferências de valores suspeitas nesse período revelaram uma organização criminosa que operava a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
As investigações descobriram que membros da facção trabalhavam juntos para fazer depósitos bancários em contas de pessoas jurídicas para ocultar a origem ilícita dos valores. As contas bancárias pertenciam principalmente a pessoas que viviam nas regiões de fronteira do Amazonas.