Polícia Federal deflagra operação contra contrabando de cigarros no Espírito Santo e Minas Gerais
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12/3), uma operação para combater o contrabando de cigarros estrangeiros, além de práticas de associação criminosa e lavagem de dinheiro. A ação, que envolve agentes da PF nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, cumpre 18 mandados de busca e apreensão, e 11 ordens de sequestro de bens e valores, totalizando R$ 5 milhões.
As operações ocorrem nos municípios capixabas de Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba e Itapemirim (ES), além de Guiricema (MG). Até o momento, foram apreendidos R$ 100 mil em dinheiro vivo, 75 caixas de cigarro, quatro veículos e uma arma. Três pessoas foram presas em flagrante.
As investigações começaram em 2023, após a prisão de um homem transportando 220 caixas de cigarros contrabandeados. A partir dessa prisão, a PF descobriu uma rede de distribuição que operava no Espírito Santo, utilizando caminhões e motoristas especializados para transportar o produto ilegal, disfarçado entre cargas legítimas.
Além do contrabando, a PF identificou um esquema de lavagem de dinheiro, no qual os criminosos utilizavam “laranjas conscientes” para movimentar recursos ilícitos. Esses intermediários também eram usados para registrar imóveis em seus nomes, que, na realidade, pertenciam ao líder da organização criminosa.
Os investigados devem responder pelos crimes de contrabando, associação criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas podem chegar a 18 anos de prisão, além de multas. A apuração das apreensões continua em andamento.