Um site foi criado por golpistas para enganar alunos interessados no Programa Universidade para Todos, também conhecido como Prouni, que abriu oficialmente suas inscrições nesta terça-feira (23). A Polícia Federal e o Ministério da Educação já estão trabalhando para encontrar as páginas.
Os sites copiam a página inicial do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que é o canal oficial do governo para atrair alunos interessados em bolsas em instituições educacionais privadas em todo o país.
Ao entrar no portal falso, os dados pessoais do aluno são solicitados e um boleto de R$ 80 a R$ 100 é emitido. Além disso, uma mensagem é enviada informando que “se você não finalizar até o final o processo de inscrição e pagamento da tarifa será automaticamente eliminado desta e de futuras edições do programa”.
A inscrição é gratuita e pode ser feita até a próxima sexta-feira (26). Nessa edição do programa, totalizando 243,8 mil bolsas serão distribuídas. Em 31 de julho, as listas dos pré-selecionados estarão disponíveis, e a segunda chamada acontecerá em 20 de agosto.