O primeiro voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos está programado para chegar ao Brasil nesta sexta-feira (24), com pouso previsto para as 20h no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG).
Este será o segundo voo trazendo deportados dos EUA em 2025. O primeiro ocorreu em 10 de janeiro, ainda antes da posse de Donald Trump como presidente, de acordo com informações da CNN.
O retorno desses brasileiros ocorre em um momento de endurecimento nas políticas migratórias norte-americanas. Recentemente, o governo de Trump anunciou novas medidas restritivas para entrada e permanência de imigrantes no país, cumprindo promessas de campanha.
Entre os primeiros atos assinados por Trump, que tomou posse na última segunda-feira (20), está a revogação de programas criados por Joe Biden para facilitar a imigração legal. Na manhã desta sexta-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, divulgou imagens no X (antigo Twitter) mostrando imigrantes algemados embarcando em um avião militar. Ela confirmou o início dos voos de deportação, mas não detalhou as nacionalidades dos deportados.
Nesta semana, Trump também anunciou o fim do direito à cidadania para crianças nascidas em solo americano, mas a medida foi temporariamente suspensa por decisão do juiz federal John Coughenour, que a considerou inconstitucional.
Além disso, na quarta-feira (22), o presidente assinou uma ordem executiva que proíbe a entrada de imigrantes ilegais pela fronteira sul dos Estados Unidos com o México.
Fonte: CNN