29 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioBrasilReunião da Câmara deve definir piso salarial da enfermagem

Compartilhar

Reunião da Câmara deve definir piso salarial da enfermagem

Será realizada pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (18) uma audiência pública para debater a definição do piso salarial da enfermagem. A reunião foi solicitada pelo deputado Bruno Farias (Avante-MG) e contará com a presença de convidados como Nísia Trindade, ministra da Saúde, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, e Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, além de representantes de hospitais e enfermeiros.

O objetivo é discutir uma forma de subsídio ao piso e outras questões que afetam o setor. Para solucionar as disputas entre Câmara e Senado na formação de comissões para análise de medidas provisórias (MPs), o governo federal enviou um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) em regime de urgência para garantir o pagamento do piso nacional da categoria.

Sancionado no ano passado, o piso da enfermagem foi suspenso por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que questionou o impacto do pagamento nas contas públicas. A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assine o projeto no retorno da viagem à China, e o texto seja enviado ao parlamento até terça-feira (18), segundo fontes do Planalto e do Ministério da Economia.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou na última quinta-feira (13) que a pasta abriu espaço de R$ 7,3 bilhões no Orçamento da União para o pagamento do mínimo da categoria. Os valores serão provenientes de fundos públicos federais ligados ao Fundo Social e garantirão o pagamento de enfermeiros, técnicos e auxiliares que atendem pelo menos 60% de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até dezembro de 2023. O pagamento não será retroativo, tendo como referência o mês de maio.

Nos próximos anos, o custeio do piso será previsto no orçamento anual da União, a partir do superávit dos fundos, que é de aproximadamente R$ 30 bilhões ao ano.

Fonte: CNN Brasil

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...