25.3 C
Manaus
domingo, abril 20, 2025
Publicidade
InicioBrasilRJ: PMs são acusados de apontar arma para jovens negros filhos de...

Compartilhar

RJ: PMs são acusados de apontar arma para jovens negros filhos de diplomatas

Em Ipanema, Rio de Janeiro (RJ), na noite desta quarta-feira (3), policiais militares armados abordaram quatro adolescentes de 13 a 14 anos.

Dos quatro adolescentes, três são negros e são filhos de diplomatas.Câmeras de segurança no local gravaram o momento.

Os meninos na calçada são vistos quando os policiais chegam e apontam as armas para eles nas imagens.

A mãe de um dos jovens, Raiana Rondhon, publicou a denúncia em seu perfil do Instagram. Horas depois, ela eliminou seu perfil, deixando o vídeo capturado pelas câmeras e o texto da denúncia acessíveis.

De acordo com ela, os adolescentes estavam retornando para casa por volta das 19h, quando foram parados pelos policiais sem qualquer questionamento prévio. “Com arma na cabeça e sem entender nada, foram violentados, obrigados a tirar casacos”, relatou.

A mulher afirmou que a abordagem foi presenciada pelo porteiro do prédio onde um dos adolescentes mora.

Segundo Raiana, após perceberem que os jovens eram estrangeiros e não conseguiam responder às perguntas dos policiais, eles foram liberados com um alerta para não andarem na rua, sob risco de serem abordados novamente.

Além disso, ela afirma que a abordagem foi “racial” e “criminosa”.“Ipanema é um lugar seguro, mas depende para quem”, concluiu a mulher.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar informou em um comunicado que os policiais que participaram da ação portavam câmeras corporais e que as fotos serão examinadas para determinar se houve algum excesso por parte dos policiais.

“Em todos os cursos de formação, a Secretaria de Estado de Polícia Militar insere nas grades curriculares como prioridade absoluta disciplinas como Direitos Humanos, Ética, Direito Constitucional e Leis Especiais para as praças e oficiais que integram o efetivo da Corporação”, completa a nota.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...