25.3 C
Manaus
terça-feira, junho 18, 2024
Publicidade
InicioBrasilRS tem alerta de risco para inundações neste sábado(18)

Compartilhar

RS tem alerta de risco para inundações neste sábado(18)

Neste sábado, 18, o estado do Rio Grande do Sul está em alerta de risco considerado “muito alto” para inundações. A informação foi divulgada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) na sexta-feira, dia 17.

De acordo com a previsão, a situação é resultado da quantidade de chuvas nas últimas semanas, do deslocamento das cheias e do solo saturado. Atualmente, as áreas mais críticas em termos de inundação são a Bacia do Lago Guaíba, responsável por receber as águas das bacias dos rios Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí, todos ainda com níveis elevados.

Essa situação complica a realidade da capital Porto Alegre, onde o nível do Lago Guaíba estava em 4,66m às 14h15, estando 1,66m acima da cota de inundação. No entanto, há previsão de que o nível comece a diminuir nos próximos dias. Apesar disso, não são esperadas chuvas significativas na região da Bacia do Lago Guaíba.

Os municípios banhados pela Lagoa dos Patos, que permanecem com ocorrência dos processos de inundação devido ao deflúvio proveniente do Lago Guaíba para a Lagoa dos Patos e, ocasionalmente, agravado pelas condições dos ventos.

Nas mesorregiões nordeste rio-grandense, no Estado do Rio Grande do Sul, o alerta é de risco hidrológico moderado, por conta da previsão de pancadas de chuva previstas para o dia. 

“Estas condições podem desencadear alagamentos em áreas urbanas com sistema de drenagem deficiente, inundações de córregos e rios urbanos, e no caso de pancadas mais intensas, enxurradas em áreas com maiores declividades”, informa o Cemaden.

Situação no RS

Até 18h desta sexta-feira, foram confirmados 154 óbitos em decorrência da tragédia no Rio Grande do Sul. Já são mais de 2,3 milhões de pessoas afetadas, mais de 530 mil desalojadas, 803 feridas e 94 que continuam desaparecidas.

Há também 78 mil pessoas em abrigos, e 12 mil animais resgatados. No total, mais de 82 mil pessoas já foram resgatadas.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...