No domingo (19), um forte temporal atingiu o Rio Grande do Sul, provocando danos em residências e deixando várias famílias desabrigadas. A Defesa Civil está no local, oferecendo apoio às vítimas, realizando levantamentos dos danos e distribuindo lonas para as famílias afetadas.
Em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, chuvas intensas e ventos fortes danificaram três casas gravemente e afetaram parcialmente outras 23. O vento também derrubou cinco árvores e dois postes, bloqueando quatro vias e forçando o desalojamento de três famílias. A Coordenadoria Municipal distribuiu lonas para os moradores.
Em Agudo, no centro do estado, três casas sofreram destelhamento parcial, atingindo 12 pessoas. As equipes da Coordenadoria Municipal também prestaram auxílio aos afetados na região.
O temporal, que havia sido previsto pela Defesa Civil, causou chuvas fortes, com acumulados entre 40 e 80 mm, com picos de até 120 mm no Sul e Extremo Sul do estado. A passagem de uma área de baixa pressão intensificou o clima instável, trazendo tempestades, rajadas de vento de até 80 km/h e risco de granizo.
Além dos danos nas residências, a Defesa Civil alertou sobre o risco de cheias nas bacias hidrográficas de Pardo, Baixo Jacuí, Negro, Camaquã e Mirim-São Gonçalo, devido ao volume de chuva e à intensidade das precipitações. O risco de alagamentos e transbordamentos em pequenos rios e arroios permanece elevado.