Uma empresa especializada em segurança cibernética, a Kaspersky, identificou um vírus que está afetando dispositivos Android e roubando valores de transações feitas pelo sistema de pagamentos PIX, sem que os usuários percebam.
Esse malware age disfarçado como um aplicativo legítimo no celular, conseguindo substituir a chave PIX do usuário pela de um criminoso durante uma transferência bancária. Além disso, ele altera o valor da transação com base no saldo bancário da vítima. O único indício desse processo é um ligeiro tremor na tela do dispositivo quando a invasão ocorre.
A ameaça, chamada de Brats, já foi detectada mais de 1500 vezes desde janeiro e costuma se esconder em aplicativos baixados fora da loja oficial do Google Play. Os criminosos enganam as vítimas por meio de sites que prometem recompensas financeiras em troca da instalação de uma extensão de aplicativo. Depois, solicitam uma atualização e pedem permissão de acessibilidade.
A falta dessa permissão impede que o malware realize a fraude. Para evitar a infecção, é essencial não instalar aplicativos fora da loja oficial do Android e negar permissões de acessibilidade suspeitas. Além disso, ter um antivírus no smartphone pode ser uma medida de proteção eficaz.
Fonte: Jornal do Comércio