O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), encarregado de trazer de volta os brasileiros que se encontram no Líbano, partiu neste sábado (5/10) de Lisboa, capital de Portugal, com destino a Beirute, capital libanesa. A decolagem do avião está programada para as 11h (horário de Brasília).
A previsão do governo federal é que 220 brasileiros e seus parentes sejam repatriados. Aproximadamente 3 mil indivíduos pediram auxílio para deixar o Líbano, cenário do conflito entre Israel e o Hezbollah. De acordo com a Força Aérea Brasileira, a missão tem a meta de repatriar 500 indivíduos por semana.
“O governo brasileiro reitera o alerta para que sigam as orientações de segurança da embaixada em Beirute e das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tanto, procurem deixar o território libanês por meios próprios”, diz a nota.
A aeronave estava com chegada a Beirute prevista para a manhã de sexta-feira (4/10), mas devido a bombardeios próximos ao aeroporto da capital libanesa, o resgate foi adiado.