Morreu nesta quinta-feira (28), aos 82 anos de idade, o ator irlandês Michael Gambon, conhecido por seu icônico papel como o diretor Alvo Dumbledore na saga de filmes “Harry Potter”. Segundo informou a família, Gambon faleceu de maneira serena em um hospital.
A carreira de Gambon teve início nos palcos no início da década de 1960, posteriormente expandindo-se para a televisão e o cinema. Entre seus papéis notáveis nas telonas, destacam-se sua interpretação de um líder psicótico da máfia em “O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante”, dirigido por Peter Greenaway, em 1989, bem como sua atuação como o idoso rei George V em “O Discurso do Rei”, dirigido por Tom Hooper, em 2010.
Entretanto, Gambon é mais conhecido pelo público por seu papel como Alvo Dumbledore na famosa franquia “Harry Potter”. Ele assumiu o papel no terceiro filme da série, em 2004, após a morte do ator Richard Harris. Mesmo diante dos elogios, Gambon costumava minimizar sua atuação, descrevendo-a como simplesmente o uso de “uma barba postiça e uma longa capa”. Sua interpretação do amado personagem deixou uma marca indelével na história do cinema e cativou fãs em todo o mundo.
Fonte: CNN Brasil