Por Vinícius Andrade – Marvel joga sua fórmula fora e aposta em um filme diferenciado que trata sobre crenças novas e velhas. Quem diria que finalmente chegou o dia que veríamos “Eternos”, amigos. E posso dizer que toda a espera valeu a pena.
Que filme gostoso é esse produzido pela Chloé Zhao e que te entrega tudo e mais um pouco com personagens cativantes e uma história intrigante num nível absurdo. Você percebe a diferença logo nos primeiros minutos que não é uma típica obra da Marvel Studios e sim… de um projeto com uma cara totalmente nova e que embora esteja conectado ao universo Marvel, nada impede que ele vá além e entregue uma produção que fala sobre crenças, Deuses, Seres celestiais, representatividade LGBTQIA+ E ser único na sua proposta.
É lento? Sim. 2h37 é muito para ele? Posso afirmar que sim, mas, em momento nenhum fica aquela sensação que o filme tá ali só enchendo linguiça pra chegar onde quer. Sobre a ação… maravilhosa! Gente… não tenho do que reclamar (Ikaris é o ponto alto nas cenas de ação). Cada um dos eternos tem seu momento de brilhar, seja na ação, no drama e nas cenas de interação com os outros. Te conta viu.
Que elenco formidável é esse formado. Tanto Richard Madden, Angelina Jolie, Gemma Chan e resto do elenco possuem seus méritos e defeitos. Se tratando de expectativa, eu devo ter exigido muito do filme, mas, claro que isso já é culpa minha, porque o filme em si já cumpre todo o seu papel e com honras.
Sobre o vilão… é meu, parceiro. Aqui o buraco é mais embaixo e o Vilão é aquele negócio genérico e que, sendo bem sincero, ele não agrega muita coisa não. O tal “Vilão” aparece uns tiquinho em tela, mas no geral ele tá mais pra lá, do que pra cá. Agora… o que surpreende mesmo é a fotografia do filme que tá belíssima, o visual dos personagens que é magnífico e alguns plot twist do roteiro que deixam você pensando “que porr* é essa que tá acontecendo?!”.
“Eternos” é um filmão de qualidade, de um tom épico e grandioso, que pode não agradar a todos por conta das mudanças em relação a grande fórmula usada pela Marvel, mas que para mim, foi bastante bem-vinda.
*O filme possui duas cenas pós-créditos;
* É o filme da Marvel com pior desempenho de avaliações baseado nas críticas (recomendo esquecerem isso e irem assistir de peito aberto);
* Tem uma participação especial bastante inusitada nesse filme.
Data de lançamento: 04/11/2021
Diretora: Chloé Zhao
Produção: Kevin Feige
Produtora: Marvel Studios
Orçamento: 200 milhões
Elenco: Gemma Chan; Richard Madden; Kumail Nanjiani; Lia Mchungh; Bryan Tyree Henry; Lauren Ridloff; Barry Keoghan; Don Lee; Harish Patel; Kit Harrington; Salma Hayek; Angelina Jolie.
Sinopse: Os eternos são uma raça de seres imortais que viveram durante a antiguidade da terra, moldando sua história e suas civilizações enquanto batalhavam contra os deviantes.