29 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioCelebridadesEx-piloto de F1, Wilsinho Fittipaldi, morre aos 80 anos

Compartilhar

Ex-piloto de F1, Wilsinho Fittipaldi, morre aos 80 anos

Morreu nesta sexta-feira (23/02), aos 80 anos de idade, Wilson Fittipaldi Junior, renomado ex-piloto de Fórmula 1, mais conhecido como Wilsinho Fittipaldi. Em dezembro do ano passado, ele foi hospitalizado devido a complicações de saúde, conforme relatado pela família em suas redes sociais.

Conforme divulgado no perfil do ex-piloto, ele sofreu um episódio de engasgo com um pedaço de carne, seguido por uma parada cardíaca no dia de seu aniversário, no Natal. Após esse incidente, ele precisou passar por procedimentos de reanimação, sedação e intubação, permanecendo internado desde então na unidade hospitalar da Prevent Senior, localizada no bairro do Itaim, em São Paulo.

A família compartilhou que o estado de saúde de Wilsinho era delicado desde o pós-operatório, e aguardavam pelo seu despertar.

Rita Reis Fittipaldi disse ter recebido muitas mensagens carinhosas de apoio, na época.

Ele tinha Parkinson e vinha com a saúde debilitada. O ex-piloto foi diagnosticado com a doença em 2012.

Também passou por procedimentos cirúrgicos delicados nos últimos anos. Wilsinho fez uma cirurgia de implante de eletrodos no cérebro em 2019, para melhorar sua qualidade de vida, e depois passou por uma operação de emergência por ter sofrido uma hemorragia cerebral após acidente doméstico.

Com a confirmação da morte de Fittipaldi, fãs do ex-piloto deixaram milhares de comentários em suas redes sociais com mensagens de pesar e solidariedade à família.

Quem foi Wilsinho Fittipaldi?

Wilsinho Fittipaldi era filho de Wilson Fittipaldi, ex-radialista de automobilismo conhecido como Barão, e irmão do também ex-piloto, Emerson Fittipaldi.

Ele começou construindo carros de corrida vencedores, quando participava de provas de automobilismo com o irmão, na década de 1960, as corridas eram chamadas de Fórmula Vê, na época. 

Pioneiro do automobilismo brasileiro, ele resolveu se dedicar à construção de um carro de Fórmula 1, até hoje seu modelo foi o único projeto brasileiro que chegou a competir nesta categoria. O carro estreou em 1975, e foi pilotado pelo próprio Wilsinho no primeiro ano.

No ano seguinte, até 1980, o piloto principal foi Emerson Fittipaldi, que já era bicampeão de Fórmula 1 na época, enquanto Wilson se tornou chefe da equipe Copersucar-Fittipaldi, fundada em 1975 pelos irmãos.

A equipe teve bons resultados ao longo dos anos, mas o projeto terminou por falta de patrocínio na década de 1980.

Wilsinho correu na Fórmula 1 em 1972, 1973 e 1975. Participou de 38 GPs, mas se despediu da categoria sem vitórias.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...