A Globo afastou das atividades o diretor artístico Vinicius Coimbra por denúncias de racismo durante a gravação da novela Nos Tempos do Imperador, que foi ao ar até o dia 4 de fevereiro. Atualmente, ele estava à frente da próxima novela das seis, Mar do Sertão.
A decisão da emissora foi oficializada na tarde de terça-feira, 15, segundo o site Notícias da TV, e motivada por denúncias das atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues.
A queixa é de que os atores negros teriam sido tratados de maneira diferente se comparados aos brancos do mesmo elenco. Conforme o mesmo site, as atrizes alegam que Coimbra e a equipe tinham falas preconceituosas, que fizeram segregação entre os atores, separavam as pessoas entre elenco branco e elenco negro e que havia camarins separados.
As denúncias teriam sido feitas já no início das gravações, em janeiro de 2020.
Procurada, a emissora disse, através da Central Globo de Comunicação, que não comenta questões relacionadas a compliance em razão do “compromisso de sigilo previsto no Código de Ética”. O diretor e as atrizes também não se pronunciaram.