Nesta quarta-feira (8), o sindicato que representa os atores de Hollywood (SAG-AFTRA) anunciou um acordo provisório com os estúdios de cinema e serviços de streaming, encerrando assim a greve dos atores após quase quatro meses de mobilização. Segundo o “Hollywood Reporter”, o comitê de negociação do sindicato aprovou unanimemente o acordo, e a greve está programada para encerrar ainda nesta esta quinta-feira (9).
A paralisação, que durou 118 dias e foi anunciada em julho, juntou-se ao Sindicato dos Roteiristas, que já estava em greve e resolveu a situação no final de setembro. Conforme a “Variety”, o acordo atual inclui um aumento de 7% na maioria dos salários mínimos nos contratos dos atores. As negociações abordaram questões como melhores salários, benefícios e o uso da inteligência artificial na produção de filmes e programas de televisão, visando garantir a proteção contra a recriação não autorizada de imagens digitais.
Detalhes adicionais do acordo serão divulgados nos próximos dias, conforme informou o sindicato nas redes sociais, destacando ganhos substanciais nos limites de Pensões e Saúde, bônus de participação em streaming e melhorias em diversas categorias e disposições contratuais críticas. A greve, uma ocorrência rara em Hollywood, paralisou significativa parte da produção cinematográfica e televisiva nos Estados Unidos.
Fonte: G1