Após as vitórias de Anora na 97ª edição do Oscar, diversos internautas brasileiros notaram uma situação peculiar nas redes sociais da premiação: postagens sobre o filme desapareceram do Instagram no Brasil e na Europa, ficando disponíveis apenas nos Estados Unidos. O desaparecimento das publicações gerou questionamentos sobre o motivo dessa restrição.
Nos Estados Unidos, os internautas puderam assistir aos discursos de Mikey Madison e Walter Salles, que venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional com Ainda Estou Aqui. No entanto, esses vídeos não estavam acessíveis para os usuários brasileiros.
Até o momento, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas não se pronunciou sobre a possível limitação de conteúdo no Brasil, e a Meta, empresa responsável pelo Instagram, também não divulgou detalhes sobre as mudanças nem se é possível reverter a situação. Segundo internautas, pelo menos cinco vídeos foram removidos no Brasil.
Alguns usuários conseguiram acessar as publicações restritas aos Estados Unidos e questionaram a postura da Academia, enquanto outros, em tom de brincadeira, pediram para que as postagens também fossem liberadas no Brasil. A restrição pode estar relacionada ao alto engajamento do público brasileiro nas redes sociais, especialmente após as indicações de Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres ao Oscar, que ajudaram a impulsionar os números da conta da premiação.