Por Vinícius Andrade – Eu ouvi gente, li críticas e todos eles falavam o quanto “Coringa 2” era uma grande “porcaria” e sendo bastante sincero, eu não achei tudo isso não. Não é um grande filme, longe disso, porém, também não é essa coisa terrível que todos comentaram.
Claro, a parte dos musicais me incomodaram um pouco, algumas coisas do roteiro ( especialmente as cenas onde só repetem o que já foi dito no primeiro filme), mas, eu consegui entender a proposta que o Todd Phillips quis trazer ao filme. Simplesmente que o “Coringa” não é nada, ele era um cara com um extremo problema psicológico que criou uma personalidade para conseguir se sentir melhor consigo mesmo. Basicamente é um balde de água fria naqueles que fizeram do Coringa do Joaquin Phoenix um cara “fodão”.
A Arlequina da Lady Gaga infelizmente é uma das coisas que eu cortaria fora do filme. A personagem tá sempre escanteada, sempre ela tá em segundo plano, nunca conseguimos entender o motivo de tanta cantoria. Simplesmente ela não tem espaço na narrativa, minha opinião apenas.
O foco aqui é a descaracterização da persona “Coringa” de Arthur Fleck. Ele não é foda, ele não é o coringa do universo Batman, não é aquele palhaço extremamente metódico e inteligente, esse é um coringa perdedor. Tanto que ele apanha mais aqui do que no primeiro filme. Eu consegui compreender a mensagem que o Todd Phillips quis passar nesse filme, e só lamento que ele não tenha feito um roteiro melhor e ter insistindo nesse tal “musical”.
Algumas musicais são boas, não vou mentir. Porém, o filme poderia ter ficado mais no psicológico do personagem, explorado mais que o primeiro filme de um outro modo. A cena do Arthur com o personagem Gary ( o único que foi gentil com Arthur em todo a vida dele) é a melhor cena do filme. Era isso que o filme poderia ter ficado mais, era isso que o Todd Phillips deveria ter feito.
Infelizmente ele optou por um outro caminho. Uma Alerquina que não faz diferença nenhuma na história, um desperdício de talento e uma história que só repete o que o primeiro filme já havia feito.
Porém, confesso que não sentir essa frustração toda que o pessoa compartilhar não. É um filme ok que não me ofendeu e muito menos mudou minha vida. Deveria existir essa continuação? Claro que não, né. Infelizmente ou felizmente ela existe.
E não, não estraga o primeiro filme. Trilogia ou franquia nenhuma será estragado por continuações ruins.
Filme: Coringa 2 – Delírio a Dois
Data de Lançamento: 03/10/2024
Diretor: Todd Phillips
Elenco: Lady Gaga, Joaquin Phoenix, Zazie Beetz, Harry Lawtey, Brendan Gleeson.
* O autor é estudante, crítico de cinema e fã de filmes e séries