30.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 11, 2024
Publicidade
InicioColunistasCinemandoGhost in The Shell: animação com ótima qualidade visual e narrativa

Compartilhar

Ghost in The Shell: animação com ótima qualidade visual e narrativa

Por Vinícius Andrade – Ghost in The Shell é uma daquelas obras que surpreende a todos não apenas pela beleza visual e sim pela sua narrativa que consegue trazer debates importante num anime com pouco menos de meia hora de duração.

Uma trama cheia de mensagens filosóficas, investigações, conspirações políticas e que pode ser meio complexa para alguns espectadores. Eu mesmo não consegui pegar todos as mensagens que o filme trás consigo. Isso pode ser algo negativo ou positivo, depende muito de como você embarca na história e de como você aprecia que a história seja contada.

A quem goste de uma trama menos complexa, mais mastigada e sem muitos mistérios ou finais em abertos, também a aqueles que curtem uma trama complexa, que não entrega todas as respostas e que deixa você pensando sobre tais dilemas, quais as mensagens que o filme passou. E digo mais, todas são válidas. Afinal, é a sua experiência no final do filme que vai lhe dizer se você gostou ou não.

Confesso que Ghost in The Shell é um anime complicado de exemplificar e nem todos podem ter a mesma experiência que eu tive de apreciar cada momento, cada diálogo entre os personagens. Sobre os personagens, cada um tem o seu momento para brilhar e cada um deles tem sua filosofia de vida e forma como enxergar o mundo mas a nossa protagonista, Major é o centro de tudo. Afinal, ela é quem acompanhamos.

Como ela é a única do seu tipo, ela não se sente parte da sociedade e as discussões filosóficas que falei anteriormente é tudo ligado a ela. Qual o lugar dela nesse mundo? Ela é humana ou máquina? Para ser humano precisa de uma alma, talvez precise apenas de consciência? Essa é apenas um dos charmes da narrativa. 

A animação em si, se sustenta muito bem mesmo após décadas, com uma fluidez de movimentos que convence e ilustra o investimento que a obra recebeu. É tudo muito bonito, muito bem feito. Nota 10.

Ghost in The Shell mereceu um destaque aqui no portal por ser um anime que mesmo após décadas do seu Lançamento, continua tão atual quanto foi na sua época e eu espero ter conseguido expressar o que eu sentir ao assistir a animação japonesa porque não foi fácil. É muito complexo, tem muitas outras coisas que eu poderia abordar mas eu prefiro que vocês dêem uma chance e assistam a obra.

Filme: Ghost in The Shell (O fantasma do Futuro)

Data de Lançamento: 19/06/1996 (Brasil)

Sinopse: O mundo em 2029, se tornou um local altamente informatizado, a ponto dos seres humanos poderem acessar extensas redes de informação com seu ciber-cérebros. A agente cibernética Major Motoko é a líder da unidade de serviço secreto do esquadrão Shell, responsável por combate o crime. Motoko foi tão modificada que quase todo seu corpo já é robótico. De humano só teria sobrado um fantasma de si mesmo.

Disponível para compra: Google Play Filmes e Tv; Apple TV.

O autor é estudante, crítico de cinema e fã de filmes e séries

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...