29.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioColunistasCinemandoHarry Potter e a Pedra Filosofal: A magia sendo transportada para as...

Compartilhar

Harry Potter e a Pedra Filosofal: A magia sendo transportada para as telas

Por Vinícius Andrade – Não tem como falar sobre sagas de sucesso e não mencionar “Harry Potter” que é até hoje um sucesso tanto literário quanto nas mídias de cinema. Em 2021, Harry Potter completou 20 anos e eu fiquei de escrever essa matéria, mas o tempo passou e acabou que eu não tive tempo de concluir.

Não consegui concluir por ser um filme que é difícil descrever por ser algo que me trás tantas lembranças boas e que é o início do que viria ser uma das maiores sagas do cinema.

Eu era muito jovem para ter assistido na época do seu lançamento e fui acompanhar Harry Potter quando já tinha em torno de 5 anos, então já haviam sido lançados as adaptações dos 4 primeiros livros e todos eram um grande sucesso. Se falavam de Harry Potter era um alvoroço, um bate boca sem fim para os fãs dos livros e para aqueles que só assistiam aos filmes. Tudo isso graças ao trabalho de 3 atores mirins que conquistaram o coração de uma multidão pelo mundo. São eles: Daniel Radcliffe, nosso amado Harry Potter. Emma Watson, nossa bruxa mais inteligente de toda Hogwarts, Hermione Granger e Rupert Grint ficou como nosso medroso favorito do mundo bruxo, Rony Wesley.

Logo no primeiro filme já temos um vislumbre da dinâmica entre os três principais. Bem balanceada, bem dirigida e acima de tudo, cativante. Três crianças entregando tudo aquilo que sempre sonhamos numa adaptação de Harry Potter: Uma Amizade convincente e verdadeira. Eles são as almas do projeto e esse filme não teria sido um sucesso se o trio principal não tivesse sido tão bem escolhido.

O Elenco de apoio também é outro digno de aplauso. Dumbledore, Minerva, Hagrid, Severo Snape, Filch e os demais personagens são todos muito bem representados pelos seus atores.

Em especial Alan Rickman que deu vida a Severo Snape. O homem entrega todos os jeitos, três jeitos e as caras e bocas que o personagem exigia. 

A direção de Chris Columbus é precisa e ele consegue nos ingressar nesse mundo mágico de uma maneira tão gostosa que fica difícil você não se apaixonar pelo mundo bruxo. Inclusive, a produção desse filme aqui é maravilhosa. Nossa, um filme de 2001 consegue ser mais atrativo que muito filme de 2024 repleto de cgi. O cara consegue transportar toda a magia criada pela autora da saga para o cinema com maestria.

Se tem defeitos, deixamos passar porque o filme é tão rico na produção, figurino e atores que o cgi (embora bem falso em algumas cenas) é totalmente compreensível (afinal, era 2001). O que eles tinham que acertar, eles acertaram com maestria. 

Sobre ser fiel ao livro, ele é bem fiel e se mantém muito bem dirigido e escrito ao longo da produção sem tropeçar (muito) com cenas irrelevantes. Claro que tem muitas cenas que foram retiradas dos livros e há aquelas criadas para o próprio filme e outras que foram cortadas por simplesmente não funcionarem num longa metragem ou porque elas poderiam soar irrelevantes para a narrativas como por exemplo: Os Durleys indo de hotel em hotel para evitar que Harry vá para Hogwarts, isso já é mostrado no início do filme com eles em casa, então é totalmente desnecessário ficar mostrando eles pulando de hotel em hotel até chegar na casa do farol. 

Tudo aqui é bem editado e bem dirigido para os fãs e não fãs possuírem a melhor experiência possível e a prova que deu certo é que mesmo após 20 anos ( em 2021), Harry Potter e a Pedra Filosofal é amado por muitos por ser aquele que iniciou uma das sagas mais lucrativas do cinema.

Filme: Harry Potter e a Pedra Filosofal 

Data de Lançamento: 23/11/2001(Brasil)

Diretor: Chris Columbus

Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Alane Rickman, Tom Felton, Robbie Coltrane, Richard Harris, Maggie Smith.

O autor é estudante, crítico de cinema e fã de filmes e séries

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...