Bryan Dolzane – Uma coisa é fato, o cenário mais confortável para um candidato ao Senado Federal é ter o apoio do prefeito da capital e do governador do estado. Alfredo Menezes sonha que esse seja o seu caso, e vem trabalhando arduamente para ser o candidato ao Senado do Prefeito David Almeida e do Governador Wilson Lima.
Nesse mesmo jogo está o ex-vereador e deputado Chico Preto, filiado ao Avante de David Almeida, nome expressivo da política local que liderou a oposição ao ex-prefeito Arthur Neto na última legislatura. Chico vem se viabilizando para conquistar a mesma cadeira que Menezes vem sonhando. Posto isso, David Almeida precisará escolher nas próximas semanas quem vai apoiar nessa disputa.
A meu ver, a resposta é um tanto óbvia, e o Prefeito de Manaus só errará se quiser:
- Menezes tem uma fama narcisista e individualista. Fontes afirmam que ele coleciona ex-amigos na política, isso demonstra uma instabilidade que ninguém deseja em seu grupo político. Por que o Prefeito de Manaus apoiaria alguém instável politicamente, que amanhã poderá ser seu adversário?
- Se Menezes ganhar a eleição, com toda certeza será candidato a prefeitura em 2024 e ao governo do Amazonas em 2026, sendo adversário do próprio David Almeida nos pleitos, é isso que David quer?
- Menezes só é leal a Bolsonaro, já deixou isso claro inúmeras vezes, e vai defender tudo que o mesmo mandar, mesmo que isso prejudique o Amazonas, vide o caso do decreto presidencial a respeito do IPI (imposto sobre produtos industrializados).
- Menezes não pensou duas vezes em chamar de oportunista quem se colocou contra o decreto, entre eles o Prefeito David Almeida e outros.
Ao contrário de Menezes, Chico Preto e David Almeida tem uma história juntos, e isso não começou ontem. Almeida não pode errar nessa escolha, ou pagará um preço político inimaginável.
- O autor é ativista e comentarista político.