Por Bryan Dolzane – Com o fim das coligações para as eleições proporcionais, os partidos interessados em fazer cadeiras no legislativo, correram atrás dos mandatários e campeões de votos para construir uma chapa com viabilidade eleitoral. Com a nova regra, vários partidos acabarão não conseguindo firmar chapa, ou para estadual, ou para federal.
O Republicanos, partido do Vereador Carpê, a partir do fim da janela partidária, passa a ter três deputados estaduais: Mayara Pinheiro, Dermilson Chagas e João Luiz; todos candidatos à reeleição.
Isso dificulta, e muito, as pretensões políticas de Carpê de chegar à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), uma vez que seu partido agora tem três deputados com mandato. A expectativa é que o Republicanos faça duas cadeiras na ALEAM, a primeira cadeira tende a ser de Mayara Pinheiro (deputada mais votada da história do Amazonas) e a segunda será disputada por João Luiz (Pastor da Universal) e Dermilson Chagas, que teve 5 mil votos a mais que João Luiz em 2018.
Em política nada é impossível; nesse caso específico tudo dependerá da votação individual de Carpê e principalmente da sua chapa, para então sonhar como uma eleição usando a sobra dos votos.
- O autor é ativista e comentarista político. Siga-o no instagram @bryandolzane