27.3 C
Manaus
sexta-feira, junho 14, 2024
Publicidade
InicioAmazonasEleitora de 115 anos comparece ao TRE-AM para garantir direito de votar...

Compartilhar

Eleitora de 115 anos comparece ao TRE-AM para garantir direito de votar e esbanja vitalidade

Manaus/AM – Dona Cacilda foi ao TRE acompanhada da filha, mas andando sozinha e sem nenhum amparo
Em 1906 Santos Dumont parava a cidade de Paris, voando em seu mais-pesado-que-o-ar. Nesse ano, o Brasil era governado por Rodrigues Alves e o Amazonas, por Constantino Nery. Nesse ano nascia Dona Cacilda Nascimento.

Com 115 anos, a matriarca viveu no período de duas guerras, duas pandemias, o auge e a decadência da era da borracha, a ascenção e a queda de regimes democráticos e ditatoriais, assim como a luta da mulher para votar e ser votada, direito adquirido em 1932. Dona Cacila usa regularmente Whatsapp, gosta de viajar, de ir à praia, enfim, gosta de viver a vida com uma alegria juvenil.

Dona Cacilda foi ao TRE regularizar seu título, e, embora acompanhada pela filha, entrou caminhando sozinha, sem necessidade de qualquer amparo, esbanjando vigor e saúde. Seu interesse pela manutenção de seu cadastro na Justiça Eleitoral, que a habilita a votar nas eleições, é um exemplo para os jovens, de que a democracia depende de todos os cidadãos, independente de sua idade.

A Justiça Eleitoral conclama, portanto, os Jovens de 16 a 115 anos a tirarem seu título eleitoral ou regularizar a sua situação cadastral para que possam, a exemplo de Dona Cacilda vislumbrar um futuro melhor através de seu voto.

Segundo ainda informações, Dona Cacilda teria comemorado seus 113 anos na Capadócia, uma região semiárida na área central da Turquia, conhecida pelas inconfundíveis “chaminés de fada” e seus passeios de balões, que praticamente virou sinônimo da Capadócia.

Foto: Natália Manczyk/Porta de Embarque

Informações da assessoria do TRE

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...