Coordenados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), as forças de segurança do Estado iniciaram as ações de pronta resposta para resgatar as vítimas do desabamento da ponte que fica no KM 15 da BR-319, no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus). Cerca de 80 agentes estão empenhados na ação.
Até o momento, 14 pessoas feridas foram resgatadas e encaminhadas para atendimento em Manaus, além de três corpos que foram removidos ao Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com o secretário de Segurança Pública, que foi para o local do acidente por volta das 9h, houve uma resposta rápida dos órgãos que compõem o sistema de segurança.
“Estamos resgatando (as vítimas) em uma resposta rápida. Corpo de Bombeiros presente, Polícia Civil presente e Polícia Militar também presente. Estamos agora dando todo o apoio e assistência médica às pessoas que estão envolvidas nessa tragédia”, explicou o general.
Equipamentos apropriados para buscas fluviais foram levados até o local do desabamento. Sete mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) estão atuando desde a manhã no resgate das vítimas submersas e que possivelmente estão presas em ferragens de veículos.
Gabinete de crise
Para intensificar as buscas por pessoas desaparecidas, a SSP-AM ativou, por determinação do governador Wilson Lima, um gabinete de crise para integrar as ações dos órgãos estaduais e federais envolvidos no resgate.
O gabinete de crise foi ativado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na zona centro-sul da capital, sob a coordenação do secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur.