30.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioAmazonasPara preservar ZFM, produtos de maior faturamento ficam fora de redução do...

Compartilhar

Para preservar ZFM, produtos de maior faturamento ficam fora de redução do IPI

Entre os produtos estão fornos micro-ondas, aparelhos de barbear, aparelhos de ar-condicionado, celulares e smartphones, aparelhos de televisão, relógios, motocicletas, bicicletas

A secretária especial de Produtividade e Competitividade, Daniella Marques, explicou que, para preservar a competitividade do setor industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM), os produtos responsáveis por cerca de 76% parte do faturamento da região não entram na redução de 35% do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Segundo a equipe econômica, a seleção de quais mercadorias da ZFM entrariam ou não na medida foi feita em conjunto com a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus). Entre os produtos estão fornos micro-ondas, aparelhos de barbear, aparelhos de ar-condicionado, celulares e smartphones, aparelhos de televisão, relógios, motocicletas, bicicletas.

“Quero ressaltar que os produtos da Zona Franca de Manaus tiveram sua competitividade preservada. Além dos produtos já excluídos na redução dos 25%, os principais produtos, correspondentes a 76% do faturamento da região, foram excluídos e tiveram sua competitividade preservada mantendo em 25%”, disse durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (29).

O chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Malaquias, explicou, além da lista de produtos da ZFM, também ficaram de fora da redução da alíquota os veículos, cuja redução foi de 18,5%, e produtos derivados de tabaco e Fumo.

Ainda de acordo com Malaquias, o impacto total das reduções do IPI será de R$ 23,364 bilhões em 2022. Só a redução de 25% da alíquota, que vigorou em março e abril, totalizou R$ 8,146 bilhões.

Fonte: CNN Brasil

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...