No início da noite de hoje (24/11), o Departamento de Polícia Federal emitiu nota em seu site sobre as denúncias de invasões do Rio Madeira por balsas de extração de ouro, nas proximidades do município de Autazes no Amazonas, informando que providencias já estão sendo tomadas, juntos com outros órgãos para enfrentar o problema.
Após o site BNC Amazonas, denunciar no dia (22/11), que a invasão subindo o rio causou pavor nos moradores da comunidade do Rosarinho. O site diz que praticamente um bairro flutuante se instalou em frente à localidade.
Rosarinho é o lugar onde moradores de Nova Olinda do Norte, Borba e Novo Aripuanã usam lanchas a jato para encurtar a viagem desde Manaus, pela BR-319. Pelo menos dezenas de balsas, empurradores, barcos e todo o aparato para extração de ouro no rio estão no lugar, de acordo com imagens feitas por leitor do site que passou no local.
Leia nota da Polícia Federal:
NOTA
Brasília/DF – A Polícia Federal informa que tomou conhecimento das atividades ilícitas que estão ocorrendo no Rio Madeira, no Amazonas, com a presença de várias balsas que estariam promovendo a atividade ilegal de garimpo, e, juntamente com outras instituições, estabelecerá as melhores estratégias para o enfrentamento do problema e interrupção dos danos ambientais.
Coordenação-Geral de Comunicação Social
Com informações do site BNC Amazonas