As equipes brasileiros continuam demonstrando seu poder em nível continental. Neste sábado (30), Atlético/MG e Botafogo decidem a competição às 17h (Brasília), o que dará ao Brasil o sétimo título de Copa Libertadores da América, nas últimas oito edições do torneio continental. Além disso, esta é a quarta final entre brasileiros nos últimos cinco campeonatos.Desta vez, os protagonistas serão dois clubes com pouco grande histórico no torneio, pois o Fogão nunca havia concordado com a partida decisiva, ou seja, nunca foram campeões, enquanto o Galo comemorou pela única vez em 2013, com Ronaldinho como figura principal. A partida mais importante da maior competição continental será disputada neste sábado, 30 de novembro, no Estádio Mais Monumental do River Plate.
O Atlético Mineiro venceu o River Plate por 3 a 0, vantagem obtida na partida de ida, realizada no Brasil. Quando retornou, o Milionário organizou uma festa inédita, porém o fator externo não foi o bastante para vencer um heads-up que nunca foi favorável a ele. Os comandados por Marcelo Gallardo estavam empolgados com a chance de decidir o título em seu próprio território.
Antes de superar o River, o Mineiro liderava a fase de grupos com 15 pontos na zona G, resultado de cinco triunfos e um revés para o Peñarol do Uruguai. Nas oitavas de final, superou o San Lorenzo por 2 a 1, com um empate na Argentina e um triunfo caseiro por 1 a 0. Já nas quartas de final, superou o Fluminense por 2 a 1, com uma derrota por 1-0 no jogo de ida e triunfo por 2 a 0 na segunda partida.
O Botafogo também não teve dúvidas sobre sua classificação para a final, fechando a série semifinal com um resultado geral de 6 a 3: vitória por 5 a 0 no Brasil e derrota por 3 a 1 em Montevidéu contra o Peñarol. Apesar de tudo já estar decidido no Nilton Santos, no Rio, o compromisso de vingança era meramente formal, para um time que teve que suar muito para alcançar a final.
Nem tudo foi um mar de rosas no caminho para a definição. Fogão ficou em segundo lugar no Grupo D do Junior de Barranquilla, com a mesma quantidade de unidades (10), porém com um saldo de gols inferior (+3 contra +1).
No jogo de volta das oitavas de final, venceu o Palmeiras por um total de 4 a 3 (2 a 1 na partida de ida e 2 a 2 na volta). Nas quartas de final, eliminou o São Paulo nos pênaltis, após um empate em 0 a 0 e 1 a 1.
O Galo é um time extremamente complexo de ser entendido. Durante sua campanha, os altos e baixos foram uma constante. Gabriel Milito ingressou no time no começo do ano com o objetivo de recolocar a equipe nos eixos e conquistar o título estadual. No entanto, mesmo após a decolagem definitiva, nunca se adaptou completamente, tanto em termos de desempenho quanto de resultados.
Fonte: Tribuna do Norte