A partida de ida das oitavas de final da Libertadores começou com o jogo entre Botafogo e Palmeiras. O Glorioso, com Nilton Santos lotado, fez valer o fator casa e derrotou o Alviverde por 2 x 1.
O Alvinegro teve uma chance clara de marcar um gol no início do jogo por meio de Luiz Henrique. Após deixar Murilo no chão, o atacante finalizou de frente para Weverton.
O Botafogo assumiu a vantagem no primeiro tempo aos 22 minutos. Luiz Henrique saiu nas costas de Murilo para marcar de cabeça quando Igor Jesus o encontrou.
O Palmeiras chegou ao empate enquanto a torcida do Botafogo incendiava as arquibancadas. Após Raphael Veiga recuperar a bola no ataque e encontrar Rony, o atacante ajeitou de cabeça para Mauricio finalizar e vencer o goleiro John.
O primeiro tempo permaneceu instável. O Glorioso recuperou a vantagem no placar antes que o empate fosse anunciado. Igor Jesus avançou ao zagueiro Vitor Reis e finalizou com um tiro de ângulo por baixo das pernas do goleiro do Palmeiras.
No segundo tempo, o Botafogo segurou uma possível reação do time comandado por Abel Ferreira e garantiu a vitória. Com o resultado, o Glorioso joga pelo empate no jogo da volta, no Allianz Parque.