Em Bordeaux nesta quarta-feira (31), na terceira e última rodada da fase de grupos da Olimpíada de Paris, a Seleção Brasileira Feminina de futebol foi derrotada por 2 a 0 pela Espanha.
Com a derrota para as atuais campeãs mundiais, a equipe dirigida por Arthur Elias encerra na terceira posição do grupo C. Após a vitória dos Estados Unidos sobre a Austrália, a equipe do grupo A espera a definição do grupo A para determinar seu adversário nas quartas de final do torneio olímpico.
A derrota para a Espanha pode ter significado que Marta deixou a Seleção Brasileira. A equipe número dez terá que cumprir suspensão nas quartas de final se for eliminada no primeiro tempo.
Aos 50 minutos do primeiro tempo, Marta disputou uma bola na entrada da área, mas levantou o pé demais e acertou a cabeça da espanhola Olga Carmona. A brasileira foi expulsa imediatamente pelo árbitro norueguês Espen Eskas, e a atleta deixou o campo chorando.
A Espanha passou a dominar a posse de bola e as ações da partida com superioridade numérica. Aos 22 minutos do segundo tempo, Mariona Caldentey cruzou da esquerda, a goleira Lorena espalmou para o meio da área e o atacante Athenea só empurrou para o fundo do gol.
Aos minutos finais da etapa final, aos 61 minutos, Alexia Putellas, a melhor jogadora do mundo em duas ocasiões, chutou de fora da área e marcou um golaço que garantiu a vitória da Fúria por 2 a 0.
A camisa 10 da Seleção Brasileira ganhou duas medalhas de prata em Olimpíadas: Atenas 2004 e Pequim 2008. O Brasil está lutando para a medalha de ouro em Paris, um feito inédito no futebol feminino.
O Brasil garantiu sua classificação para as quartas de final mesmo com a derrota. A vitória dos Estados Unidos diante da Austrália, por 2 a 1, permitiu que o time liderado por Arthur Elias se classificasse.
Agora, a Seleção Brasileira encara a França nas quartas de final. O jogo está marcado para o próximo sábado (3), às 16h (de Brasília).