Ídolos do esporte mundial prestaram a última homenagem a Pelé, que, nessa quinta-feira (29/12), faleceu aos 82 anos no Hospital Albert Einstein em decorrência de falência múltipla de órgãos.
O jamaicano Usain Bolt, o homem mais rápido da história do atletismo, publicou uma mensagem em suas redes sociais na qual afirma:
“Uma lenda do esporte. Descanse em paz Rei Pelé”. Já o inglês Lewis Hamilton, que é heptacampeão de Fórmula 1, agradeceu Pelé por ter compartilhado seu “talento, genialidade e amor”, e afirmou que seu legado será sempre uma inspiração.
Outra estrela do esporte a destacar o legado do Rei do Futebol foi o tenista espanhol Rafael Nadal. Nas redes sociais ele declarou:
“Hoje vai embora um grande do esporte mundial. Um dia triste para o mundo do futebol, para o mundo do esporte. Seu legado sempre estará conosco”.
Entre os brasileiros não foi diferente, a atacante Marta, que foi eleita seis vezes como melhor jogadora do mundo pela Fifa, prestou sua homenagem a Pelé:
“Meu rei, nosso rei. Muito obrigada! Você mostrou, ou melhor ensinou com arte e maestria, ao mundo o poder único e de escala global, de fomento, mobilização e engajamento do nosso tão amado esporte. Pelos seus pés, fomos e continuaremos sendo abençoados pela sua arte. Te amo rei. Descanse em Paz”.
O campeão olímpico Cesar Cielo também expressou sua gratidão: “Ao eterno rei do futebol: muito obrigado”.
Já Hortência Marcari, um dos expoentes do basquete brasileiro, destacou o fato de que o legado de Pelé perdurará pela eternidade:
“Sabemos que um dia todos nós iremos, mas os nossos ídolos não. Eles são eternos e você Pelé estará sempre na nossa lembrança. Deus está te esperando”.
O narrador esportivo Galvão Bueno também compartilhou algumas palavras: “Meu amigo Edson se foi!! Que tristeza! Mas Pelé, não!! Pelé é eterno!! Rei Pelé!! Primeiro e único!!”.
Artistas nacionais e internacionais também homenageiam Pelé
A apresentadora, atriz e cantora Xuxa Meneghel, com quem Pelé teve um romance entre 1981 e 1986, mencionou alguns familiares do jogador e prestou condolências.
“Meu abraço carinhoso e que a dor da perda se transforme em boas lembranças pra ser menos pesado”.
O rapper Mano Brown revelou a influência de Pelé na sua decisão de se tornar torcedor do Santos.
“Cresci santista sem apoio. Lembro do cara preto de roupa toda branca, era familiar nos quintais que eu morava antes de ir pro colégio interno. Lá todo mundo tinha seu time, o meu era esse, pra vida toda! Eterno súdito do rei Pelé”, contou.
No meio artístico estrangeiro, também não faltou homenagens. O ator norte-americano Sylvester Stallone, que foi seu colega de elenco em 1981 no filme Fuga para a vitória, escreveu: “Pelé, o grande! Descanse em paz! Este foi um bom homem”.
Will Smith, outro ator norte-americano, publicou em suas redes sociais fotos de um encontro com o jogador e legendou: “o maior de todos os tempos”.
Fonte: Agência Brasil