34.3 C
Manaus
sexta-feira, setembro 20, 2024
Publicidade
InicioEsporteGinasta Jordan Chiles perde medalha de bronze das Olímpiadas de Paris

Compartilhar

Ginasta Jordan Chiles perde medalha de bronze das Olímpiadas de Paris

A disputa fora dos tatames pela medalha de bronze do solo na ginástica artística nas Olimpíadas de Paris terminou. Na segunda-feira (12), a Confederação de Ginástica dos Estados Unidos informou que o recurso apresentado pela organização para preservar o bronze conquistado por Jordan Chiles nos Jogos foi rejeitado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS). Ana Barbosu, uma romena, receberá a medalha.

A Confederação dos EUA apresentou um recurso após o CAS ordenar que Chiles devolvesse a medalha para Ana Barbosu após a reavaliação das notas. A ginasta estadunidense subiu ao pódio na ocasião junto com a compatriota Simone Biles, que ganhou a medalha de prata, e Rebeca Andrade, que ganhou o ouro no solo.

No sábado (10), o CAS divulgou as notas finais da decisão do aparelho que sofreram alterações. Com isso, a disputa pela medalha de bronze começou. Após a reavaliação da Corte, Jordan Chiles receberia uma nota do que as duas ginastas romenas Ana Barbosu e Sabrina Maneca-Voineca, que cairiam para a 5a colocação.

A última ginasta a participar da prova do solo da ginástica artística nos Jogos de Paris foi Jordan Chiles. Antes da aparição do americano, Rebeca Andrade e Simone Biles estavam na primeira e segunda colocações, respectivamente; Ana Barbosu estava em terceiro lugar com uma nota de 13,700.

Após a apresentação, Chiles recebeu um total de 13,666, colocando-a apenas no quinto lugar, atrás das duas romenas, ambas com 13,700. A comissão técnica dos EUA solicitou uma revisão do desempenho de Chiles. Após ser aprovada, a nota da ginasta subiu para 13,766, deixando Ana e Sabrina fora do pódio. O recurso causou polêmica durante a competição e a delegação romena reclamou de boicote.

A Federação da Romênia de Ginástica entrou com um recurso no CAS, argumentando que o pedido da comissão estadunidense era irregular. Os Estados Unidos pediram a revisão após o período permitido pelo regulamento, que é de um minuto a partir da divulgação da nota de cada ginasta, de acordo com o tribunal.

Com a decisão, Chiles volta a ter a nota de 13,666 e ocupará a 5ª posição da prova. Além disso, Ana Barbosu retorna para o pódio com a medalha de bronze e uma nota de 13,700 – a mesma de Sabrina Maneca-Voinea, mas que fica na 4ª colocação pelo critério de desempate.

Confira a nota completa da Federação Internacional de Ginástica:

“Após a publicação da decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS), a FIG confirma que os resultados da final do solo da ginástica artística feminina, do dia 5 de agosto de 2024, foram alterados em concordância com a decisão:

-A nota inicial de 13.666 dada a Jordan Chiles (EUA) foi restabelecida.

  • O ranking da final do solo da ginástica artística feminina foi modificado com Ana Barbosu (Romênia) terminando em terceiro com a nota de 13.766.”

A ordem do CAS, no entanto, não afeta Rebeca Andrade. A ginasta brasileira se mantém na primeira colocação com a medalha de ouro, seguida de Simone Biles, com a prata – cada uma com 14,166 e 13,333, respectivamente.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...