A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta segunda-feira (24) que a final da “Copa Libertadores” será antecipada em uma semana. A partida decisiva, que estava prevista para o dia 11 de novembro, agora será disputada no dia 4 do mesmo mês. O jogo único será realizado no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, que sediou a final de 2020, vencida pelo Palmeiras contra o Santos.
Enquanto isso, a final da Copa Sul-Americana segue com a mesma data, 28 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai. O local da partida ainda não foi confirmado.
Segundo informações apuradas pela rádio Itatiaia, a mudança na data da final da Libertadores ocorreu por dois motivos principais: o início da Data-Fifa, quando os clubes são obrigados a liberar seus jogadores para as seleções nacionais, e a realização de jogos das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026.
A Data-Fifa começa em 13 de novembro e, com a final da Libertadores “colada” a ela, poderia atrapalhar a preparação das seleções nacionais. Além disso, algumas federações antecipam a viagem para o final de semana anterior ao início da janela por logística, o que poderia gerar conflitos com os clubes que estivessem na final da Libertadores.
Fonte: CNN Brasil