Aos 36 anos, Marcelo, um dos maiores laterais-esquerdos de sua geração, anunciou sua aposentadoria do futebol nesta quinta-feira (6). O ex-jogador do Fluminense e do Real Madrid comunicou a decisão por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais.
“Minha jornada como jogador chega ao fim, mas ainda tenho muito a oferecer ao futebol. Obrigado por tudo”, declarou Marcelo. O lateral estava sem clube desde 2 de dezembro, quando sua rescisão com o Fluminense foi oficializada no Boletim Informativo Diário (BID).
Sua saída do clube carioca foi marcada por um desentendimento com o técnico Mano Menezes. Durante uma partida contra o Grêmio, Marcelo se preparava para entrar em campo quando questionou as instruções do treinador, acusando-o de querer “fazer média” com a torcida tricolor.
Em sua segunda passagem pelo Fluminense, Marcelo disputou 68 partidas, marcou cinco gols, deu três assistências e conquistou títulos importantes, incluindo o Campeonato Carioca, a Conmebol Libertadores e a Recopa Sul-Americana.
Revelado em Xerém, Marcelo subiu ao time profissional do Fluminense em 2005 e, no ano seguinte, transferiu-se para o Real Madrid. No clube espanhol, fez história e se tornou o jogador com mais títulos na trajetória do time, conquistando, entre outros troféus, cinco Champions League.
No auge da carreira, brilhou ao lado de Cristiano Ronaldo, formando uma das parcerias mais vitoriosas do futebol. Pela Seleção Brasileira, foi titular por oito anos, participando das Copas do Mundo de 2014 e 2018. Também conquistou a Copa das Confederações de 2013 e faturou medalhas olímpicas, sendo prata em 2012 e bronze em 2008.