Nesta terça-feira (13/12), a justiça espanhola absolveu o jogador de futebol Neymar, seu pai e os demais processados por supostas irregularidades cometidas em sua contratação pelo FC Barcelona em 2013.
“A Audiência absolve Neymar e os demais processados por corrupção entre particulares e fraude”, anunciou o tribunal de Barcelona em um comunicado sobre a decisão.
A ação foi movida pela empresa de investimentos brasileira DIS, dona de 40% dos direitos de Neymar quando ele estava no Santos. O DIS também alegava não ter sido informado sobre um suposto contrato de exclusividade assinado em 2011 com o Barça, que teria prejudicado a livre concorrência pela contratação do então promissor atacante.
Além disso, a empresa disse que não recebeu sua cota da transferência porque seu valor real foi subestimado e pediu uma pena de prisão de cinco anos para Neymar e multa total de 149 milhões de euros para os réus (o equivalente a R$ 837,5 milhões).
Em depoimento, Neymar declarou que apenas assinava os documentos apresentados pelo pai, em quem confia plenamente.
O jogador afirmou que não participou em nenhuma negociação, mas que sua vontade sempre foi clara: cumprir o sonho de jogar pelo Barça, descartando ofertas como a do Real Madrid.
Ele agora joga pelo Paris Saint-Germain.